41 visitantes on-line ( Entrar na Sala de Bate-Papo )São Paulo, 19 de novembro de 2017

Hoje somos 143
portadores de RTS
galeria de fotos
Uma imagem vale mais que mil palavras.
Conheça um pouco mais sobre nós !
Depoimentos
Leia os depoimentos que os pais fizeram sobre seus filhos.
Com certeza você vai se identificar com um deles !
Lista de Discussão
Entre para nossa lista de discussão por e-mail e troque idéias e informações com outros pais e profissionais da arts
Dê uma mãozinha
Veja quem já nos deu uma mãozinha.
Faça parte do grupo de amigos da arts
Estatísticas sobre RTS
Acompanhe as estatísticas sobre RTS
Pesquisar no site
Digite as palavras-chave de busca, separadas por vírgula
Clique aquí para busca detalhada
 
 
ARTS
Rua Harmonia 722/81
CEP 05435-000
São Paulo-SP
Brasil
 
(55) (11) 4153-3211
(55) (11) 5631-5062
(55) (11) 3819-2536
 
arts@artsbrasil.org.br
 
 
Hidroterapia
 
A reabilitação aquática como tratamento nas disfunções orgânicas

Texto extraído do site www.abcpaulista.com.br

A água tem um papel muito importante na vida do ser humano. Desde a gestação temos contato direto com a água, sendo esta denominada líquido amniótico. Após o nascimento o nosso primeiro contato com a água é no banho, onde adquirimos um estímulo sensorial que dará início à um processo de desenvolvimento e amadurecimento do Sistema Nervoso Central. Com base em estudos feitos nas observações do desenvolvimento das crianças, principalmente na hora do banho, chegou-se a conclusão de que a água teria um papel fundamental na reabilitação de disfunções que acometem o ser humano. Estas disfunções podem ser genéticas (adquiridas em vida intra-uterina) ou podem ocorrer durante qualquer etapa do desenvolvimento da vida do ser humano.

A hidroterapia - "HIDRO" = água e "TERAPIA" = processo de habilitação e reabilitação - teve uma grande evolução desde sua descoberta e hoje é um método de tratamento, dentro da fisioterapia, muito importante na reabilitação em doenças de acometimento infantil e adulto. A reabilitação aquática faz uso das propriedades físicas da água para que o tratamento seja planejado e direcionado à doença do paciente em particular.

Hoje a hidroterapia é usada em diversas áreas e também como prevenção, como no caso das gestantes. Importante salientar que a hidroterapia se diferencia da hidroginástica, onde nesta o principal objetivo é o condicionamento físico e não a reabilitação. Portanto, a hidroterapia somente será feita com uma profissional fisioterapeuta.

Após o encaminhamento do médico responsável, o paciente passará por uma avaliação fisioterápica minuciosa, onde o profissional estabelecerá a forma mais adequada e eficaz de tratamento e traçará os objetivos a serem alcançados com o paciente. O hidroterapeuta deve ter conhecimento das alterações avaliadas, cuidados com a prática da hidroterapia e conhecimento dos métodos a serem utilizados para que com isso, consiga alcançar seus objetivos de reabilitação e ou adaptação funcional do paciente.
 
http://www.abcpaulista.com.br
 
Voltar

página inicialdestaquesorganizações & linksarts responde
bate papolista de e-mailsterapiasartigos & matériasdê uma mãozinha
depoimentosarts na mídiagaleria de fotosestatísticaslivro de visitas
pesquisar no siteexamesfale conosco