46 visitantes on-line ( Entrar na Sala de Bate-Papo )São Paulo, 19 de novembro de 2017

Hoje somos 143
portadores de RTS
galeria de fotos
Uma imagem vale mais que mil palavras.
Conheça um pouco mais sobre nós !
Depoimentos
Leia os depoimentos que os pais fizeram sobre seus filhos.
Com certeza você vai se identificar com um deles !
Lista de Discussão
Entre para nossa lista de discussão por e-mail e troque idéias e informações com outros pais e profissionais da arts
Dê uma mãozinha
Veja quem já nos deu uma mãozinha.
Faça parte do grupo de amigos da arts
Estatísticas sobre RTS
Acompanhe as estatísticas sobre RTS
Pesquisar no site
Digite as palavras-chave de busca, separadas por vírgula
Clique aquí para busca detalhada
 
 
ARTS
Rua Harmonia 722/81
CEP 05435-000
São Paulo-SP
Brasil
 
(55) (11) 4153-3211
(55) (11) 5631-5062
(55) (11) 3819-2536
 
arts@artsbrasil.org.br
 
 
Equoterapia
 
"A ciência que ajuda o ser humano a encontrar o seu equilibrio corporal e emocional."

A Equoterapia é um método que utiliza o cavalo, como instrumento reeducativo, em dados motores, cognitivos , sensoriais, comportamentais e sociais, buscando o desenvolvimenfo bio-psico-social de pessoas portadoras de deficiências ou nao.
Utilizando uma equipe interdisciplinar e/ou multidisciplinar, abrangendo as áreas de saúde, educação e equitação, é uma atividade lúdico desportiva que proporciona para os pacientes, relaxamento, descontração e socialização; além da oportunidade de auxiliar e/ou restabelecer o seu desenvolvimento motor, equilíbrio, endireitamento postural e coordenação motora, pois a marcha do cavalo é 95% semelhante a do homem.
A equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psicológicos, pois é um animal extremamente sociável, e proporciona ao homem uma grande chance de idenfificação, devido as várias semelhanças que existem entre ambos: como por exemplo, em suas sensações, no seu suor, pois o cavalo transpira por todo o corpo, como o homem.
0 cavalo pode proporcionar para o homem estímulos transmitidos por sua marcha tridimensional, que age como facilitador de integrações sensorias, tanto táteis como vestibulares e proprioceptivas, exigindo a participação do corpo todo, contribuindo desta forma para, o desenvolvimento da força muscular, conscientização do corpo, simetria corporal e trabalho de equilíbrio e coordenação motora. Esse movimento "tridimensional" (3 vetores de força para cima, para o lado, para a frente) provoca um deslocamento da pelve do praticante, semelhante ao que uma pessoa realiza ao andar, propiciando a conscientização corporal do portador de deficiência e estimulando a aprendizagem ou reaprendizagem da marcha.

A integração com o animal, incluindo os contatos preliminares e o manuseio final, desenvolve ainda novas formas de socialização, confiança em sí mesmo e auto estima, este prazeroso tratamento, pode proporcionar para o paciente, uma imensa sensação de liberdade, poder e movimento, pois quando o homem está em cima de em cavalo, pode sentir o poder de controtar um ser maior e mais forte do que ele, e pode sentir seu corpo movimenfar-se livremente no espaço, como se estivesse andando com suas próprias pernas.
Indicações para o tratamento de pessoas que possuem: deficiências neuromotoras, deficiências sensoriais, distúrbios de comportamento e distúrbios ortopédicos.
 
 
Voltar

página inicialdestaquesorganizações & linksarts responde
bate papolista de e-mailsterapiasartigos & matériasdê uma mãozinha
depoimentosarts na mídiagaleria de fotosestatísticaslivro de visitas
pesquisar no siteexamesfale conosco