3 visitantes on-line ( Entrar na Sala de Bate-Papo )São Paulo, 18 de setembro de 2020

Hoje somos 143
portadores de RTS
galeria de fotos
Uma imagem vale mais que mil palavras.
Conheça um pouco mais sobre nós !
Depoimentos
Leia os depoimentos que os pais fizeram sobre seus filhos.
Com certeza você vai se identificar com um deles !
Lista de Discussão
Entre para nossa lista de discussão por e-mail e troque idéias e informações com outros pais e profissionais da arts
Dê uma mãozinha
Veja quem já nos deu uma mãozinha.
Faça parte do grupo de amigos da arts
Estatísticas sobre RTS
Acompanhe as estatísticas sobre RTS
Pesquisar no site
Digite as palavras-chave de busca, separadas por vírgula
Clique aquí para busca detalhada
 
 
ARTS
Rua Harmonia 722/81
CEP 05435-000
São Paulo-SP
Brasil
 
(55) (11) 4153-3211
(55) (11) 5631-5062
(55) (11) 3819-2536
 
arts@artsbrasil.org.br
 
 
Como é desenvolvimento do portador da síndrome ?
 
Todos os indivíduos com RTS têm atraso no desenvolvimento, entretanto o grau de limitação é variável. No nosso grupo de estudo, a média de QI. foi de 51, mas variou de 30-79 (a escala normal é 80-120). Um menino no nosso grupo apresentou um QI. não-verbal de 82. Em geral, a pontuação em testes não-verbais foram maiores que aqueles que exigiam bom preparo verbal. Assim, considera-se a pessoa com RTS moderadamente afetada. Alguns indivíduos podem apresentar limitações mais severas enquanto outros ficam no limite da categoria normal. O mais alto QI registrado em uma criança com RTS foi de 80. Informações anteriores presentes na literatura médica indicam QI mais baixo que no nosso estudo (grupo dos EUA) , entretanto a maioria destes estudos envolveu crianças criadas em instituições Eles sentiram que o grupo de estudo é mais representativo de crianças deficientes criadas em casa e é mais preciso no prognóstico do potencial das crianças com RTS. De qualquer maneira é difícil prever as habilidades de um indivíduo pois, com certeza, cada um terá suas próprias forças e fraquezas.
Problemas de linguagem estão presentes em aproximadamente 90% dos pacientes. A maioria tem atraso na fala, mas outros têm problemas de articulação, 6% do grupo de estudo usa exclusivamente a linguagem de sinais para se comunicar, enquanto 50% usa linguagem de sinais combinada com a fala. A maioria das crianças necessita terapia fonoaudiológa.
Todas as crianças com RTS continuam progredindo e aprendendo novos conteúdos por toda a vida. Os marcos do desenvolvimento infantil são indicadores do progresso da criança e de seu aprendizado.
A tabela abaixo apresenta a idade média e a variação de idade para a aquisição de linguagem e desenvolvimento motor pelas crianças do nosso grupo de estudo:

HABILIDADEMÉDIA
(em meses)
VARIAÇÃO
(em meses)
VARIAÇÃO NORMAL
(em meses)
habilidade007002-024002-005
engatinhar015008-030007-010
sentar011006-030005-008
andar030015-054011-015
1as. palavras025006-057009-013
frases de 3 palavras065024-156014-024
usar banheiro063030-216024-027
andar de triciclo068042-216036-048

A maioria das crianças com RTS começa terapia ou pré-escola muito cedo. Muitas delas recebem atendimento fonoaudiológo e fisioterapia além de educação especial. Muitas opções estão disponíveis inclusive programas de intervenção precoce e outros cursos pré-escolares para crianças especiais. Estas opções e facilidades variam de acordo com a comunidade. Adolescentes mais velhos podem receber treinamento vocacional. Alguns adultos com a síndrome são capazes de viver semi-independentes enquanto outros permanecem com suas famílias.
 
Voltar

página inicialdestaquesorganizações & linksarts responde
bate papolista de e-mailsterapiasartigos & matériasdê uma mãozinha
depoimentosarts na mídiagaleria de fotosestatísticaslivro de visitas
pesquisar no siteexamesfale conosco