2 visitantes on-line ( Entrar na Sala de Bate-Papo )São Paulo, 9 de dezembro de 2018

Hoje somos 143
portadores de RTS
galeria de fotos
Uma imagem vale mais que mil palavras.
Conheça um pouco mais sobre nós !
Depoimentos
Leia os depoimentos que os pais fizeram sobre seus filhos.
Com certeza você vai se identificar com um deles !
Lista de Discussão
Entre para nossa lista de discussão por e-mail e troque idéias e informações com outros pais e profissionais da arts
Dê uma mãozinha
Veja quem já nos deu uma mãozinha.
Faça parte do grupo de amigos da arts
Estatísticas sobre RTS
Acompanhe as estatísticas sobre RTS
Pesquisar no site
Digite as palavras-chave de busca, separadas por vírgula
Clique aquí para busca detalhada
 
 
ARTS
Rua Harmonia 722/81
CEP 05435-000
São Paulo-SP
Brasil
 
(55) (11) 4153-3211
(55) (11) 5631-5062
(55) (11) 3819-2536
 
arts@artsbrasil.org.br
 
Thamy
Após 12 anos do nascimento do nosso primeiro filho (Alisson), Cassia minha esposa ficou grávida, vindo a nascer Thamy. Ambas gravidez de Cassia foram normais sem anomalias. Tanto Alisson como Thamy nasceram de parto Cesáreo.
A gestação de Thamy foi muito tranquila sem precisar de maior repouso, sendo acompanhado pelo médico ginecologista, inclusive todas as sessões que tiveram ultrassonagrofia foram gravadas, e o médico não diagnosticou nenhuma anomalia.
Thamy nasceu em 07 de fevereiro de 1990, parto cesáreo com APGAR no primeiro minuto de 9 e no quinto de 9, sendo sua idade gestacional de 38 semanas, seu peso foi de 2.880 g. e sua estatura de 45 cm. E perímetro cefálico de 32 cm.. A placenta pesou 530 g. sendo o seu grupo sanguíneo O+. Foi constatado desvio de septo nasal, palato agival, gengiva irregular, 1os. Quirodoctilos grandes, pés equinocaro, hálux varo e com ecterícia ZII/III, ficando em fototerapia do terceiro ao quarto dia de vida, continuando este tratamento em casa, tambem, fazendo uso da luz solar. Isto durou em torno de 7 dias.
Um ponto que nos chamou atenção foi que ela nasceu com as mãos fechadas e os dedos polegares mais largos e chatos.
Thamy não apresentava problemas para sugar o leite materno, inclusive foi necessário Cassia utilizar de bicos protetores para os seios pois os mamilos estavam ficando feridos devido ao uso constante por parte de Thamy.
O fato mais comum é que ela apresentava refluxos na ingestão de liquidos, desvio ocular e retenção urinária, sendo necessário intervenção cirúrgica para tratar da retenção urinaria, o que ocorreu em outubro de 1990.
Thamy foi atendida pelo pediatra em Salvador durante o ano de 1990, e este não constatou nada de anormal, achava-mos estranho o fato de que ela não ficava sentada sozinha e estava demorando para engatinhar, entretanto o pediatra informava que isto era normal ocorrer.
Toda alimentação de Thamy que necessitasse de açúcar era adoçada com mel puro de abelha, sendo usado pelo menos nos 2 primeiros anos. Hoje, ela ainda toma de vez em quando colheres de mel puro, principalmente quando apresenta algum estado gripal.
Aos seis meses de idade foi matriculada em uma esola de natação e até hoje ela continua a fazer natação, que é uma das coisas que ela mais gosta

1991- 1 ano

Em Março fui transferido para trabalhar em Guarujá, fixando residência em Santos.
Thamy teve uma crise de garganta e nós a levamos para um pediatra em Santos, quando este pediatra estava examinando Thamy, ele verificou que ela tinha covas no cotovelo, e nos informou que Thamy deveria ter alguma espécie de síndrome, então ele indicou uma Geneticista.
No dia seguinte fomos atendido pela geneticista a qual de imediato solicitou um estudo genético o que resultou em:
· Cariótipo de Bandas G, em sangue - resultado 46XX( interpretação normal para o sexo feminino)
· Exame Genetico Clínico: - Não havia anomalias congênitas que diminuessem a longevidade, mais havia um risco aumentado para infecções de repetição, principalmente de vias respiratórias.
· Atraso no desenvolvimento psicomotor
· Com 13 meses de vida Thamy tinha: Peso: 9,500 g Altura: 0,74 cm Perimento cefalico: 42,5 cm
· Através de pesquisa por parte da geneticista em literatura americana, ficou constatado que Thamy era portadora da RTS.
A geneticista usou como referencia os polegares de Thamy, foi aí que ficamos sabendo que Thamy era portadora da RTS.
Fomos muito bem orientados pela geneticista, a qual durante a minha estada em Santos (2 anos e 6 meses) ela acompanhou todo o desenvolvimento de Thamy.
Março, Thamy iniciou tratamentos com especialistas da área de Fonoaudiologia, Fisioteraputa e Terapia ocupacional.
Novembro, Thamy começou a dar seus primeiros passos, e a balbuciar palavras.
Agosto, mantive contato por carta com organização dos EEUU (NICHCY - National Information Center for Children and Youth with Handicaps) o qual enviou-me todo material literário que eles tinham na epóca com relação a RTS.
Setembro, consultamos um ortopedista na cidade de São Paulo, daí ele recomendou uso de tênis especial com palmilha de propileno produzido pela Clinica Cavaliere, no sentido de corrigir anomalias nos pés. Thamy tambem começou a sofrer de prisão de ventre, sendo necessário fazer uso de relaxantes por algum tempo.
Thamy fez uso de remedios a base de ácido fólico (Acfol) e o remédio Encefabol, os quais eram receitados pela geneticista.
Outubro, Thamy passou a fazer tratamento ortótico no sentido de corrigir o desvio do globo ocular que ela tinha, sendo utilizado o método de tampão ocular, o que deu grandes resultados.

1992 - 2 anos

Março,Thamy foi matriculada em uma escola normal no maternal para fazer a parte de socialização

1993 - 3 anos

Thamy foi transferida para outra escola normal no maternal dois. Julho, Retornei para Salvador. Julho Thamy foi matriculada em Salvador em uma escola normal, passando a ser assistida por uma Psicopedagoga. Continuou com todos os tratamentos.

1994/95

Continuou com todos os tratamentos. Em Salvador, na escola ela fez o Jardim I e o II.

1996 - 6 anos

Fui transferido para São Paulo capital. Julho Thamy foi matriculada em uma escola alternativa . Esta escola tanto da suporte educacional como também da suporte nos tratamentos que Thamy vinha fazendo. Ela continua frequentando esta escola até os dias de hoje.

1997 - 7 anos

Junho, passamos a ser orientados por uma psicopedagoga, a qual acompanha Thamy até hoje, dando suporte a ela na área de Psicomotor e Psiopedagogia e tambem nos orientando.
Julho, Thamy consultou pela primeira vez um neurologista, fazendo inclusive exame de Eletroencefalograma, tendo como resultado sem anomalias. O neurologista recomendou o uso de remedios no sentido de melhorar o desenvolvimento na escola.
Em 1999 consultamos outro neurologista e este nos orientou para que suspendesse-mos os remedios pois Thamy não precisaria mais.
Neste ano Thamy passou a usar óculos para facilitar a leitura.

1998 - 8 anos

Continua com todos os tratamentos Começou a frequentar o KUMON, escola especializada em ensinar pessoas com dificuldade de aprendizado. Thamy passou a ter reforço em matematica.

1999 - 9 anos

Março, passou a fazer tratamento ortodentário no sentido de corrigir 2 dentes que estão sobrepondo outros.

2000 - 10 anos

Março, Thamy começou a usar aparelho para aumentar o palato.
Thamy fez uso de todas as vacinas, necessárias e obrigatórias no ciclo da vida de qualquer criança Thamy é uma criança muito carinhosa e meiga, gosta muito de brincar, gosta muito de música, inclusive canta varias musicas sem gaguejar, gosta muito de água. Thamy já está alfabetizada inclusive lendo letras cursivas, mas escreve as palavras com letras de forma.
 
Voltar

página inicialdestaquesorganizações & linksarts responde
bate papolista de e-mailsterapiasartigos & matériasdê uma mãozinha
depoimentosarts na mídiagaleria de fotosestatísticaslivro de visitas
pesquisar no siteexamesfale conosco